iG publica fake news sobre o fim do mundo e afirma que numerologia é ciência

0
307

O portal iG, que parecia estar andando nos trilhos, publicou ontem um texto que, além de colocar a numerologia na categoria de ciência, divulga uma fake news sobre o fim do mundo.

No próprio título da reportagem temos a seguinte chamada: “Numerólogo garante que planeta Nibiru esmagará a Terra na próxima segunda-feira”.

O iG não é um portal exclusivo de divulgação científica, porque abrange notícias cotidianas sobre artistas e famosos, mas costuma abordar diariamente o tema dentro da categoria de ciências. Portanto, o iG acaba atingindo leitores que não tem qualquer instrução científica ou pensamento crítico, e isso pode fazer com que essa notícia soe verdadeira por estar na Internet.

Pessoas com algum transtorno psiquiátrico podem acabar tendo acesso à notícia e, consequentemente, cometer algum tipo de atitude que coloque sua vida em risco, e talvez até de pessoas próximas.

Uma pesquisa aprofundada sobre o impacto da pseudociência na sociedade nos mostra que já existiram grupos, principalmente nos anos 90, que combinaram suicídios coletivos por acreditarem no fim dos tempos.

Mas o iG parece não estar se importando com isso.

O iG quer cliques, quer dinheiro no bolso, quer acesso… eles querem isso porque sabem que seus gráficos, que são elementos importantes dentro de qualquer empresa, estão em queda após o alcance reduzido do Facebook.

Espero que excluam a publicação, porque o embuste, a fake news e a pseudociência não devem ser tolerados em nome do individualismo da empresa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here