NASA lança primeiro satélite sem fio

0
209

A NASA anunciou nesta sexta-feira que lançou com sucesso seu primeiro satélite sem fio em órbita.

“O lançamento e a implantação aconteceram normalmente, e agora nossa embarcação Wireless 1 parece estar funcionando e se comunicando nominalmente sem o auxílio de um cabo de satélite padrão de 22.000 milhas”, disse Sandra Smalley, diretora da Divisão de Agências Conjuntas, explicando que, pela primeira vez, um satélite da NASA foi capaz de manter contato com a tripulação no chão sem ficar conectado diretamente a um computador e fonte de energia em sua plataforma de lançamento.

“Percorremos um longo caminho desde 1958, quando os nossos satélites só conseguiam completar uma ou duas órbitas antes que suas cordas se enrolassem ao redor da Terra e caíssem de volta no chão. Agora, com esta nova tecnologia revolucionária, temos realmente o potencial de eliminar completamente a tarefa de trabalho intensivo de desamarrar satélites cujos cabos têm atravessado caminhos e ficados amarrados até nós,” completa Smalley.

Se bem sucedida, Smalley acredita que os avanços na tecnologia sem fio devem ser transferíveis para as sondas espaciais de agência, libertando a NASA de ter que continuamente desprender bilhões de milhas de fios, como tem vindo a fazer durante décadas com a Voyager 1 e 2.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here